Mapa Pedagógico.jpg

APRENDA A NADAR BRINCANDO NA SEREIA ACADEMIA 

Você poderá acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno passo-a-passo, através do nosso método de ensino exclusivo e inovador, que une natação com muita diversão!

O Método Sereia foi desenvolvido em 1998 e mais de 10.000 crianças foram treinadas para enfrentar  situações de risco em ambientes aquáticos. Seu pequeno + Seguro!

 

Através de evidências, o Método Sereia passa por atualizações constantes com a participação dos pais, professores e especialistas na área.

Material de Apoio Técnico

sereia_academia_malhado.png

MAPA PEDAGÓGICO

Quadro ilustrado, onde cada figurinha representa um nível do nosso método de ensino, objetivando a assimilação das atividades a serem superadas, através de cores e imagens,  levando em consideração o desenvolvimento do seu pequeno em cada etapa, respeitando seus limites e valorizando suas conquistas no decorrer da sua jornada.

REUNIÃO - PAIS E PROFESSOR

São realizadas nos meses de Julho e Dezembro, oportunidade importante para conversar com professor sobre o progresso do seu pequeno.

FICHA TÉCNICA DIGITAL

Identifica os objetivos atingidos pelo seu pequeno em cada nível;

Acompanha o desenvolvimento físico através da Avaliação Antropométrica;

Acompanha os resultados dos testes executados.​

MEDALHAS

Para estimular o Valor da Conquista  a participação dos pequenos nadadores no Festival da Natação, realizados em Julho e  Dezembro, onde cada um recebe uma medalha exclusiva da Sereia academia, independente do quadro evolutivo, já que esta tem valor motivacional.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Elaborado especialmente para estimular a criançada a ficar com SAÚDE através do lúdico, intensificando o trabalho técnico de uma forma prazerosa. Todos os eventos e didática de aula são programados antecipadamente e comunicados aos pais no início de cada semestre.

TESTES ESPECIAIS

Realizados uma vez por semestre para as turmas do avançado:

SWIMMING TEST

TESTE DE VELOCIDADE

TESTE DE EFICIÊNCIA

Como organizamos as Turmas para o Seu pequeno

SEREIA.png
1.png

BEBÊ 1

Divisão das Turmas

por idade cronológica

Duração da aula: 30 minutos.

Idade: de 3 meses a 1 ano e 11 meses.

6 alunos por turma.

Papai ou mamãe dentro da piscina.

2.png

BEBÊ 2,3

Divisão das Turmas

por idade cronológica

Duração da aula: 30 minutos.

Idade: 2 anos a 3 anos e 11 meses.

3 alunos por turma.

Papai ou Mamãe dentro do campo visual.

3.png

INFANTIL

Divisão das Turmas

por Habilidade Motora

Duração da aula: 45 minutos.

Idade: 4 a 11 anos.

Adaptação: 6 alunos por turma.

Aprendiz: 8 alunos por turma.

Avançado: 2 alunos por raia.

O Método Sereia é fundamentado nos

Pilares da Educação Montessori

Entender os movimentos é um jeito de entender o cérebro do seu pequeno.

Maria Montessori, que foi uma das maiores cientistas dedicadas à infância e ao desenvolvimento que o mundo já viu, fez uma descoberta revolucionária: diferente do que pensamos, o movimento não serve só para executar aquilo que seu pequeno deseja, mas para formar a identidade, a personalidade e a sua vontade.

Fica claro quando olhamos para um bebê: enquanto seu universo de experiências se resume ao travesseiro, a pele da mãe e a voz dos pais, ele só deseja essas três coisas.

 

Conforme seu corpo entra em contato com o mundo é que ele passa a entender que existe um mundo além dele.

Você percebe quanto ele repete? Como insiste e interessa? Isso é o cérebro do seu pequeno, funcionando pelas mãos. As mãos segundo Montessori, são os instrumentos da inteligência humana. Isto é, o cérebro de seu pequeno está em todo o seu corpo, ele aprende e executa com corpo e cérebro funcionando juntos.

E mais, seu pequeno não aprende só o que está fora dele se movimentando, ele constrói por dentro por meio do movimento também. Quando seu pequeno se movimenta, ele tem a chance de interagir com o mundo e, pela interação, absorve mais. Seu pequeno, então, usa as impressões que absorveu do mundo para construir a si mesmo.

"Seu pequeno não entende primeiro, e se movimenta depois. Ele se movimenta primeiro, e entende depois.

O peixe nada, o pássaro voa, seu pequeno se movimenta, se desenvolve e aprende!

"A criança não pode se desenvolver se ela não tem objetos ao seu redor que a permita agir. Até o presente momento, se acreditava que a maior parte do aprendizado efetivo se dava quando o conhecimento era passado diretamente à criança pelos professores, mas na verdade é o ambiente que é o melhor professor. A criança precisa de objetos para agir; eles são a nutrição para o seu espírito." Maria Montessori - Education and Peace

 

O Método Sereia é fundamentado nos Pilares da Educação Montessori,  que vai além do nadar... porque todos merecem ser bem tratados, com carinho e cortesia, com respeito ao seu estágio de desenvolvimento, às suas condições físicas, emocionais, aos seus medos, receios, inseguranças, etc. Estudar Montessori é uma transformação pessoal, uma mudança de olhar de cada um de nós em relação à vida e a cada pessoa... e a cada criança! É conectar cosmicamente com pessoas, universo e a natureza! 

Mais do que oferecer um "Nadar Montessori", é oferecer às pessoas um sentido maior à sua própria Vida!

2.png

Conheça os 6 Pilares da Educação Montessori 

  1. Auto Educação;

  2. Educação Cósmica;

  3. Educação como Ciência;

  4. Ambiente Preparado;

  5. Adulto Preparado;

  6. Criança Equilibrada.

A água é um recurso para auxiliar o desenvolvimento pleno de cada criança. A piscina é um material de desenvolvimento e um ambiente preparado, onde a criança vai aprender a nadar com excelência, segurança, equilíbrio, respiração e flutuação.

Os Princípios do Nadar Montessori 

  • Todas as crianças adoram aprender;

  • O ambiente/ adulto deve encorajar uma mentalidade de "ajude-me a fazer sozinho" nas crianças;

  • A observação é uma maneira poderosa de aprender;

  • A aprendizagem deve ser prática e por meio de brincadeiras;

  • Auto direção é um resultado chave.

O Papel do Professor

(adulto preparado) 

O papel do Professor Montessori é muito diferente do papel desempenhado por professores em muitas escolas. Eles geralmente não são o centro das atenções e passam pouco tempo dando aulas a grandes grupos. Seu papel tem foco no preparo e na organização de atividades apropriadas para atender às necessidades e interesses de cada criança.

O foco é nas crianças APRENDENDO, e não nos professores ENSINANDO!

As crianças são consideradas indivíduos distintos em termos de seus interesses, progresso, crescimento e estilo de aprendizado preferido.

O Professor Montessori é um guia, mentor e amigo.

Pontos Fortes do Método

  • Respeito à individualidade;

  • Concentração

  • Atenção

  • Autonomia

  • Elogios/ Premiações/ Castigos - não usamos, trabalhamos com o valor da conquista

  • Responsabilidade

  • Escuta respeitosa (você está gostando? sente falta de algo?)

Aqui estão os 10 princípios do Educador Montessoriano

  1. Nunca toque a criança, a menos que seja convidado por ela de alguma maneira.

  2. Nunca fale mal da criança em sua presença ou ausência.

  3. Concentre-se em fortalecer e ajudar o desenvolvimento daquilo que é bom na criança, para que sua presença deixe cada vez menos espaço para o que é ruim.

  4. Seja ativo na preparação do ambiente. Tome cuidado constante e seja meticuloso com ele. Ajude a criança a estabelecer relações construtivas com ele. Mostre o local adequado onde serão guardados os meios de desenvolvimento e demonstre seu uso apropriado.

  5. Esteja sempre pronto a responder à criança que precisa de você e sempre escute e responda à criança que você recorre.

  6. Respeite a criança que comete um erro e pode corrigir-se mais tarde, mas impeça com firmeza e imediatismo todas as más utilizações do ambiente e qualquer ação que coloque a criança em risco, assim como seu desenvolvimento ou os dos outros.

  7. Respeite a criança que descansa, assiste ao trabalho dos outros ou pondera sobre o que ela mesma fez ou fará. Não a chame, nem a force a outras formas de atividades.

  8. Ajude aqueles que estão à procura de atividade e não conseguem encontrar.

  9. Seja incansável na repetição das apresentações para a criança que a recusou antes, ajudando a criança a adquirir o que ainda não possui e a superar imperfeições. Faça-o avivando o ambiente com cuidado, limites e silêncio, com palavras suaves e presença amável. Faça com que a criança que busca possa sentir sua presença, e esconda-se da criança que já encontrou o que buscava.

  10. Sempre trate a criança com a melhor das boas maneiras, oferecendo o melhor que houver em você e à sua disposição.

A palavra chave é UM = O SEU PEQUENO

Cada um é um! Cada um é importante para você e para o grupo! Vivemos numa comunidade, devemos apoiar e auxiliar uns aos outros. Cabe ao educador descobrir a importância de cada um no grupo e cada um tem que sentir a sua importância no grupo também!

"Quando se começa a entender os processos do desenvolvimento da mente humana, vemos que há um professor interno que trabalha alegre e jovialmente seguindo um programa preciso para construir a grande maravilha do Universo: o ser humano." - Maria Montessori

Quer que seu filho aprenda de verdade, construindo um EU de dentro para fora? Fale com a gente pelo WhatsApp, o botão está ao lado...

Nada melhor quem aprende na Sereia!