Exercícios Aquáticos durante a Gestação
Atualizado: 11 de Mai de 2020

Exercícios na água direcionados para as futuras mamães tem indicação a partir do terceiro mês de gestação. As terapias são realizadas em grupo, com acompanhamento do Fisioterapeuta dentro da piscina e com a temperatura termo neutra, isto é, 29 - 30 graus.
O ideal é que a gestante pratique pelo menos 2 vezes por semana, para que os benefícios sejam obtidos, e o melhor, pode-se fazer os exercícios na água até o momento do parto, pois o fisioterapeuta vai acompanhando os exercícios conforme a necessidade de cada gestante, respeitando o período da gestação e suas limitações, caso ocorra.
O meio líquido facilita muito os movimentos por aliviar o peso corporal, é um magnífico relaxante e ainda cria condições favoráveis tanto no que diz respeito à postura quanto ao descanso muscular e mental da gestante.
Além das visitas periódicas ao médico e uma dieta alimentar adequada, os exercícios aquáticos poderão ajudar não só na gestação, como no parto e pós-parto.
Confira os benefícios:
- controla o ganho de peso corporal;
- previne lombalgias (dores na coluna);
- melhora o desconforto respiratório;
- diminui edemas (inchaços);
- reduz o risco de lesões articulares;
- melhora a auto-imagem e auto-estima;
- diminui a ansiedade e o estresse;
Muita coisa boa, não é? Porém é necessário fazer uma avaliação com um Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Aquática antes de iniciar, por segurança da futura mamãe e do bebê, pois através dos dados obtidos na avaliação, os exercícios são elaborados levando em conta a necessidade individual da gestante.
O trabalho inicia-se com o aquecimento, depois atividades aeróbicas leves, seguidas de exercícios posturais e respiratórios globais, finalizando com alongamento e relaxamento.
Para saber mais detalhes sobre a exercícios aquáticos na gestação é só clicar neste link > http://sereia-academia.rds.land/hidrogestante